Oct 09 2018

Juntos Somos Mais Fortes: Conheça a Comunidade LGBTQ+ do Facebook

By Meta Careers
Share icon
Facebook share icon
Facebook share dark icon
Whatsapp share icon
Whatsapp share icon
Twitter share icon
Twitter share dark icon
Close icon
Existe algo muito especial em estar cercado por pessoas que compartilham histórias parecidas com as suas e de ter uma comunidade forte que você possa se relacionar no dia-a-dia. Para celebrar a comunidade LGBTQ+ e o The Coming Out Day (em português Dia de sair do armário) e convidar todas e todos a se aliarem à luta pela inclusão, compartilhamos histórias inspiradoras sobre pessoas que sentem a liberdade de serem autênticas. Conheça algumas dessas histórias incríveis de membros do Pride@ e veja por que somos mais fortes quando trabalhamos juntos.

Quando Temos Referências, Tudo Fica Muito Mais Fácil

“Embora hoje eu trabalhe com marketing, essa não é a minha formação. Eu cresci em uma comunidade muito simples no Espírito Santo, e comecei a minha vida profissional em uma empresa de distribuição de energia. Fiz técnico em metalurgia, me formei em engenharia química e entrei como estagiário em uma multinacional no ramo do petróleo.
Depois de dois anos, surgiu a oportunidade de efetivação de alguns estagiários, e eu vi ali a chance de melhorar a vida da minha família. Fizeram uma avaliação e eu fui um dos finalistas. Entretanto, enquanto todos os outros receberam suas ofertas oficiais, eu fui deixado de lado. Após dias sem resposta, recebi meus documentos pelo correio e um simples agradecimento: obrigado por participar do nosso processo seletivo.
Em um instante, eu fui do céu para o inferno.
Mas não tive tempo de entender o que aconteceu, precisava encontrar uma solução. Foi aí que surgiu uma oportunidade em uma grande empresa de tecnologia, até então confidencial. Comecei a estudar marketing digital como um louco, tentando agarrar essa chance com todas as minhas forças, passando por todas as etapas. Quando finalmente descobri que seria contratado pelo Facebook, essa foi a minha redenção.
No início, a minha visão era como a da maioria das pessoas: eu via uma rede social. Mas descobrir os valores por trás da empresa foi libertador.
Eu vim de um ambiente nada amigável, principalmente para minorias. Eu não podia andar ou falar do jeito que eu falo. E quando você quer se inserir no mercado e mudar de vida, você acha que precisa aceitar qualquer regra, porque tem medo de perder tudo e voltar para a comunidade de ‘mãos vazias.’ Mas quando eu cheguei aqui, o primeiro e-mail que recebi dizia: queremos que você seja você mesmo.
Eu não tinha ideia que uma empresa de tecnologia tinha esse olhar! O Facebook providencia não só as coisas básicas, mas também um cuidado humano enorme, e uma abertura para ser quem você é, tudo para proporcionar o bem-estar. Isso me conquistou de imediato.
Quando eu estava fora do mercado de tecnologia, eu via vagas maravilhosas no setor, mas é difícil acreditar no próprio potencial para tais vagas. Então aqui vai um conselho: acredite em si e não tenha medo de ousar. Hoje, se você me perguntasse onde é o meu lugar, eu te diria que é aqui.” —Julmar S., Account Manager

A Importância de Construir um Ambiente Para que as Pessoas sejam Autênticas

“Trabalho há mais de dez anos e, no começo da minha carreira, era um mundo completamente diferente. Não havia ninguém no mundo corporativo fora do armário. Teria sido importante ver pessoas LGBTQ+ em posições de influência, sendo elas mesmas e sendo reconhecidas por isso.
Isso fez com que minha saída do armário fosse muito complicada. Tinha a ver não só com a questão do ambiente de trabalho, mas também com uma questão social. Não havia, há cinco anos atrás, empresas participando da Parada LGBTQ+, no México por exemplo. Hoje é diferente, houve muitas mudanças nas empresas dos últimos anos pra cá. No Facebook, especificamente, não só não é um problema, como é celebrado.
No entanto, quando olhamos para o mercado, a ausência de mulheres lésbicas em posições de liderança ainda é um problema, não só no México, mas no mundo. Minha teoria é que tem a ver com a dupla minoria - mulher e lésbica. Hoje, como líder mulher, provavelmente não sou a única que se sente assim, sem referência. E quando você é a única, atribuem todos os estereótipos LGBTQ+ a você.
Art by Zeh Palito through the Facebook Artist in Residence Program
Por isso, é muito importante prestar atenção e ter muita responsabilidade com o que você faz e diz. No meu time, há pessoas muito diferentes uma das outras. Acho que sou muito aberta com os meus assuntos pessoais e dou a elas um ambiente para que possam ser elas mesmas. Para nós, é de grande valor que possamos ter conversas e gerar espaços para o diálogo.
Com os meus colegas que também estão em posições de liderança, uma das coisas que faço é falar muito sobre os assuntos para que possam entender – e se ainda não souberem como lidar com algum tema, sempre me coloco à disposição para ouvir e ajudar. Em outros lugares, líderes costumam evitar questões que os deixam desconfortáveis. Aqui, não.
No Facebook, a diversidade é um valor que não se vive só em posters de parede, ela é institucionalizada. Aqui, nos preocupamos para que todos tenham a liberdade de serem autênticos." —Adriana P., Industry Lead

Ser Você Mesmo é a Sua Maior Fortaleza

"Eu sou o líder de recrutamento para a América Latina e uma das coisas que eu mais gosto, trabalhando aqui no Facebook, é como aceitamos a diversidade e como somos inclusivos quando procuramos candidatos. Uma das primeiras coisas que nos dizem aqui é Você pertence a este lugar e essa agora é a sua empresa’ e nos pedem para ser genuinamente quem somos.‘
Nossa missão é trazer os melhores construtores, pessoas que criam, geram soluções e que podem trazer contribuições para a empresa. Queremos diversidade de todos os tipos, diversidade cognitiva, diferentes experiências de vida, coisas diferentes que vem da nossa genética. É importante para nós que você pense diferente de mim, porque isso nos enriquece muito como empresa. Eu acho que, no Facebook, realmente tudo isso pode ser colocado em prática e você tira o melhor de si mesmo por essa abertura.
Uma das coisas que mais admiro em trabalhar aqui, é que existe um senso de comunidade e inclusão que constantemente torna nosso trabalho mais fácil. Nenhuma ideia é louca e, se conseguirmos realizar pelo menos 10% das nossas ideias disruptivas, ficamos felizes. Eu sinto que todos nós aqui temos um espaço para nos expressar abertamente e aceitar quem realmente somos.
Sendo parte de uma minoria, eu nunca me senti tão confortável em uma empresa como eu me sinto no Facebook. Eu acho que é a primeira vez que sinto que estou sendo eu mesmo, em tudo o que faço.
Eu lembro que, no passado, eu tomava cuidado com o que eu dizia para as pessoas e pensava: ‘se eu disser o que penso, será que vão aceitar bem?’. Aqui, posso ser eu mesmo e não tenho problemas para dizer nada, não tenho nenhuma restrição, não sinto que tenho que filtrar informações porque ninguém vai se sentir impactado negativamente, pelo contrário. Quando você é vulnerável e se abre, as pessoas te acolhem.
Meu conselho para as pessoas é que não tentem provar algo em que não acreditam e que não tenham medo de dizer as coisas como são. Basicamente, sejam quem vocês são e, nem por um segundo, pensem em esconder suas identidades por medo de que isso seja uma fraqueza, porque na verdade é uma fortaleza.” —Sebastian G., Head of Recruiting LATAM

FIQUE LIGADO!

Meta is proud to be an Equal Employment Opportunity and Affirmative Action employer. We do not discriminate based upon race, religion, color, national origin, sex (including pregnancy, childbirth, reproductive health decisions, or related medical conditions), sexual orientation, gender identity, gender expression, age, status as a protected veteran, status as an individual with a disability, genetic information, political views or activity, or other applicable legally protected characteristics. You may view our Equal Employment Opportunity notice here. We also consider qualified applicants with criminal histories, consistent with applicable federal, state and local law. We may use your information to maintain the safety and security of Meta, its employees, and others as required or permitted by law. You may view Meta's Pay Transparency Policy, Equal Employment Opportunity is the Law notice, and Notice to Applicants for Employment and Employees by clicking on their corresponding links. Additionally, Meta participates in the E-Verify program in certain locations, as required by law.

Meta is committed to providing reasonable accommodations for qualified individuals with disabilities and disabled veterans in our job application procedures. If you need assistance or an accommodation due to a disability, you may contact us at accommodations-ext@fb.com.