Feb 01 2022

Meta, Diversidade e Inclusão: O Futuro se faz agora!

By Meta Careers
Share icon
Facebook share icon
Facebook share dark icon
Whatsapp share icon
Whatsapp share icon
Twitter share icon
Twitter share dark icon
Close icon
Muito tem sido discutido sobre as possibilidades inovadoras que alavancam o futuro, mas qual é a importância de alinhar perspectivas diversas e inclusivas aos nossos ideais de inovação? Aqui na Meta, construímos tecnologias que auxiliam a conexão de pessoas, a construção de comunidades e o crescimento de negócios. Em nossa prática, a tecnologia se estabelece como um meio para a aproximação de pessoas, suas histórias, seus sonhos e objetivos.
Entre as nossas iniciativas, visamos um relacionamento de escuta e conversa com a comunidade externa e interna, propagando princípios da dignidade humana, alinhados ao objetivo central dos nossos serviços. Como afirma a Head de Políticas Públicas do Instagram para América Latina, Natália P.: “O Instagram pode dar voz para que as pessoas busquem seus direitos”. Natália acredita que a ampliação de direitos humanos é papel fundamental das redes sociais. Sendo assim, parte do trabalho consiste em dialogar com as pessoas e encontrar soluções que reflitam as diferentes realidades encontradas em nossa sociedade.
Responsável por uma das maiores equipes de Políticas Públicas da Meta na América Latina, Natália acredita que a empresa se posiciona na vanguarda dos processos de inclusão, por meio de questionamentos diários que alinham o desenvolvimento tecnológico à diversidade humana. Desde o recrutamento de novos colaboradores até a relação próxima com o público interno, a Meta tem traçado planos de maior equidade para as pessoas negras nos escritórios. Além disso, iniciativas que fazem parte da cultura da empresa, como o Black@, comunidade interna formada por pessoas negras e aliados, que aborda as questões raciais, fornece um espaço seguro para que profissionais negros da companhia discutam os mais diversos temas, desde carreira e desenvolvimento até cultura e comunidade.
Ainda, parcerias como Geledés e Feira Preta contribuem para o desenvolvimento da Meta, conectando-se ao público externo e impulsionando vozes para uma sociedade mais igualitária. Outros projetos, como o desenvolvimento de uma tag no Instagram que identifica negócios de empreendedores negros, aproximam usuários da plataforma a creators e negócios locais, alavancando o seu crescimento econômico. Isso é apenas um exemplo do nosso compromisso com a tecnologia voltada para a inclusão e a diversidade.
Mesmo com o trabalho contínuo e diário, construído a várias mãos, ainda há muito a ser feito para reparar as diferenças que afastam os grupos vulneráveis de oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Por isso, nos preocupamos em conectar pessoas que alinhem a missão da Meta ao seu trabalho, como é o caso da Gerente de Políticas Públicas da Meta no Brasil, Verônica H. Bióloga, especialista em relações governamentais e sustentabilidade, Verônica dedica atenção primária a iniciativas que aproximem pessoas negras e mulheres das posições de liderança e de cargos em Relações Governamentais, área elitizada e majoritariamente dominada por homens brancos.
Com uma vasta trajetória corporativa e em associações de classe, Verônica se surpreendeu ao ingressar na Meta e notar a clareza das políticas voltadas para diversidade e inclusão. “A gente percebe que quando você não tem isso, você tem um clima ali dentro das organizações de medo e receio", afirma Verônica quando questionada sobre a importância de pensar a diversidade no cerne da cultura corporativa. “A empresa perde em termos de discussões e de posicionamento porque você deixa de olhar ou de receber perspectivas e visões diferentes". A gerente de Políticas Públicas destaca ainda o diferencial de uma cultura interna e com representatividade para o desenvolvimento de produtos e soluções que atendam às necessidades das pessoas que usam os nossos serviços e para a inovação como um todo.
“Eu vejo que todas as ferramentas e os próprios processos internos são muito bem organizados de forma que evidenciam a nossa intencionalidade. Temos uma meta a cumprir e vamos cumprir”, afirma Verônica, sobre as políticas da Meta que visam a minimização das barreiras para pessoas negras e a ampliação do acesso de grupos sub-representados a vagas de emprego e a oportunidades de crescimento.
Quando questionadas sobre o que podemos esperar para 2022, ambas têm posicionamentos contundentes sobre a necessidade de inclusão e diversidade em projetos futuros. “Ao fim do processo eleitoral, espero que tenhamos mais pessoas de grupos sub-representados eleitos”, defende Natália sobre a importância da diversificação no painel eleitoral brasileiro para uma mudança acontecer na sociedade. Enquanto isso, Verônica diz: “Eu gostaria de ver mais discussões sobre temas sensíveis que as pessoas tendem a não discutir, como racismo estrutural e interseccionalidade”, trazendo destaque para a intersecção entre pessoas negras e com deficiência em cargos de liderança, por exemplo. Um reflexo conciso da nossa cultura interna, a valorização de pessoas e dos seus desafios para a construção do futuro.
Meta is proud to be an Equal Employment Opportunity and Affirmative Action employer. We do not discriminate based upon race, religion, color, national origin, sex (including pregnancy, childbirth, reproductive health decisions, or related medical conditions), sexual orientation, gender identity, gender expression, age, status as a protected veteran, status as an individual with a disability, genetic information, political views or activity, or other applicable legally protected characteristics. You may view our Equal Employment Opportunity notice here. We also consider qualified applicants with criminal histories, consistent with applicable federal, state and local law. We may use your information to maintain the safety and security of Meta, its employees, and others as required or permitted by law. You may view Meta's Pay Transparency Policy, Equal Employment Opportunity is the Law notice, and Notice to Applicants for Employment and Employees by clicking on their corresponding links. Additionally, Meta participates in the E-Verify program in certain locations, as required by law.

Meta is committed to providing reasonable accommodations for qualified individuals with disabilities and disabled veterans in our job application procedures. If you need assistance or an accommodation due to a disability, you may contact us at accommodations-ext@fb.com.