Sep 25 2018

Quatro Mulheres do Facebook Contam Suas Jornadas de Carreira

By Meta Careers
Share icon
Facebook share icon
Facebook share dark icon
Whatsapp share icon
Whatsapp share icon
Twitter share icon
Twitter share dark icon
Close icon
Em mais uma edição do prêmio Women to Watch Brasil, conhecemos algumas mulheres que tiveram uma trajetória de sucesso no mercado e que estão inspirando as próximas gerações a ocupar novos espaços profissionais.
Aproveitamos a data para conversar com algumas líderes do Facebook, que já receberam esse prêmio, para compartilharem suas histórias. Leia os relatos abaixo e entenda como elas tiveram a coragem de sair da sua zona de conforto para aceitar um novo desafio e mudar suas carreiras completamente.

Criando uma visão que conecta pessoas, negócios e comunidades na America Latina

“Em 2016, quando eu fui indicada para o Women to Watch, foi incrível. Eu acho que o importante é que esse prêmio não reconhece apenas um determinado momento da sua carreira, mas todo o caminho que você percorreu. E para mim isso é poderoso, porque eu acho que as mulheres que chegaram a essa posição superaram muitos obstáculos e desafios ao longo dos anos.
Considerando a minha trajetória, antes do Facebook, eu era sócia de uma empresa e trabalhava para trazer companhias globais de tecnologia para a América Latina. Quando recebi a oferta para trabalhar aqui, era um cargo totalmente novo e havia muitas oportunidades para construir tudo do zero. E isso realmente me animou muito. Este é o lugar certo para construir, afinal, temos uma cultura de "builders" (construtores).
Encontrei no Facebook algo que eu realmente não esperava, a missão de capacitar indivíduos e empresas para conectar o mundo. Poder criar uma visão para a América Latina que une pessoas, empresas e comunidades é muito incrível.
Além disso, o Facebook é um lugar que realmente incentiva diversidade em estilos de liderança, tanto de gênero, como etnia ou diversidade cognitiva. Isso é empoderador. No caso das mulheres, eu acho que elas precisam saber que conquistaram e merecem essa posição. Especialmente na América Latina, onde é preciso ter mais confiança e coragem que em outras regiões.
É difícil fazer as coisas do seu jeito. Muitas vezes, na minha carreira, eu tive que falar mais alto do que gostaria—apenas para ser ouvida. Mas é a coisa certa a se fazer, não apenas por mim, mas por outras mulheres. Ser líder também requer esse tipo de coragem.”—Maren L., Vice President, Facebook LATAM

Os desafios de trabalhar em uma empresa que se renova constantemente

“Antes de entrar no Facebook, eu não trabalhava com tecnologia, mas sempre estive envolvida com pessoas e marcas. Comecei minha carreira em agências de publicidade, há quase 20 anos, e logo antes de chegar aqui, fui diretora de mídia em um grande anunciante. Foi nessa época que recebi a homenagem do Women to Watch, em 2013, e foi muito emocionante porque eu já acompanhava o prêmio lá fora e fiquei honrada de ter sido eleita na primeira edição no Brasil. E logo depois eu recebi o convite para vir para o Facebook e continuar minha trajetória profissional.
Eu sempre fui movida a inovação e resultados e esses são valores muito presentes no Facebook. Então, quando eu vim para cá, eu tinha o propósito claro de me reinventar em uma empresa que nasceu para ser transformadora. Eu queria estar no centro dessa transformação e isso foi o que inicialmente me atraiu. Acredito que ainda temos muito a fazer e continuo extremamente comprometida em seguir nessa missão de conectar pessoas e marcas.
Mas o que mais me impressiona no Facebook é a cultura: rápida, inclusiva e dinâmica. Ao mesmo tempo em que precisamos nos planejar a longo prazo, também temos que nos mover rapidamente no mercado. Estamos em constante mudança, o que às vezes gera vulnerabilidade — aprender a lidar com isso é um dos desafios que mais enfrentei.
Quando você está aqui dentro, tem a real dimensão dessa cultura tão arraigada na companhia. Temos altos e baixos, como qualquer empresa, mas o foco na missão principal é muito maior que qualquer coisa ou situação pontual.
Hoje, quando eu penso na minha vinda para o Facebook, eu penso na coragem para tentar algo novo. A mudança de carreira, quando uma pessoa vêm para cá, está muito menos relacionada à hierarquias e muito mais a experiências de vida e aos conhecimentos que vai adquirir. É sobre experimentar algo completamente novo, disruptivo e que te tira da zona de conforto. É a coragem diária de se reinventar.” —Malu L., Client Council Lead

Coragem para se reinventar

“Dos meus 25 anos de carreira, mais de 20 foram em agências de publicidade, 3 como cliente e estou há um ano e meio no Facebook—sempre na área de planejamento estratégico.
A experiência vai me dando menos certeza de muita coisa, mas absoluta certeza de outras. Uma delas é que a gente tem que ter coragem todos os dias, seja para falar quando ninguém quer te ouvir, seja para levantar depois de cair (porque a gente cai pra caramba, e ninguém fala disso) ou para olhar para o lado e se reconhecer na sua colega, que também tem as mesmas vontades e dificuldades. Isso é coragem, e acho que a gente fala muito pouco disso.
A gente fica procurando por sorte, mas a única coisa essencial é acreditar e pôr em prática pois é a coragem o que traz sorte. Isso é o que eu mais gosto ao trabalhar em uma empresa de tecnologia que tem tanto impacto social e cultural na humanidade, em tantas comunidades—uma empresa que dá espaço e provoca seus funcionários a realizar, todos os dias.
O importante é que, quando você faz isso, você tem um saldo extremamente positivo e recompensador no final, mesmo que demore mais ou menos tempo.
No ano passado, quando eu recebi o prêmio do Women to Watch, fiquei muito emocionada: realmente foi um susto. Mas eu acho que diz respeito à inquietude de estar há tanto tempo no mercado e querer abraçar esse novo desafio, depois de uma carreira muito sólida que, até certo ponto, era confortável. Acho que tem muito a ver com a coragem de arregaçar as mangas e fazer uma coisa totalmente nova.“ —Debora N., Head of Agency

Como sair da zona de conforto pode ser o melhor passo de carreira

“Um pouco antes de vir para o Facebook, eu liderava a área de Marketing e Comunicação em uma multinacional, e estava muito próxima do time de Marketing Solutions do Facebook. Quando soube de uma oportunidade em fazer parte da equipe, fiquei um tanto relutante—afinal, eu já estava feliz e realizada em minha posição.
Acabei participando do processo de entrevistas e foi aí que tudo mudou, porque as pessoas foram me conquistando de uma forma muito especial ao longo das conversase e pude aprender mais sobre os valores e propósito do Facebook, além disso, a movimentação a indústria de tecnologia era algo que eu já considerava. Eu já me interessava sobre a importância da mulher na tecnologia, sobre a disrupção e a inovação, e queria conhecer ainda mais desse universo.
Depois do conselho de um amigo, onde ele sugeriu que eu me desse a chance de conhecer o novo e o futuro, eu me permiti estar nesse novo mundo, e posso dizer que fiz a escolha certa, estar aqui é muito significante para qualquer profissional
Vim para o Facebook construir uma nova área, com uma equipe pequena, e entendi a importância da vulnerabilidade, compreendendo que teria que aprender muita coisa nova. Eu saí da empresa em que estava em uma posição consolidada, me tirei da minha zona de conforto e hoje estou superfeliz. Muita coisa já aconteceu e assumi coisas novas por aqui.
Foi por isso que, quando recebi a notícia de que seria homenageada pelo Women to Watch, fiquei muito honrada e feliz. Acho que este é um sonho para muitas mulheres dentro da minha área, e acredito que a nomeação aconteceu pela forma como me permitir viver a minha carreira e a importância das pessoas e das relações humanas dentro dela.
Estou evoluindo porque estou conhecendo mais gente, uma nova área, novos modelos de trabalho e processos e serei uma profissional ainda mais completa do que era antes.”—Beatriz B., Country Marketing Manager, Brazil

FIQUE LIGADO!

Meta is proud to be an Equal Employment Opportunity and Affirmative Action employer. We do not discriminate based upon race, religion, color, national origin, sex (including pregnancy, childbirth, reproductive health decisions, or related medical conditions), sexual orientation, gender identity, gender expression, age, status as a protected veteran, status as an individual with a disability, genetic information, political views or activity, or other applicable legally protected characteristics. You may view our Equal Employment Opportunity notice here. We also consider qualified applicants with criminal histories, consistent with applicable federal, state and local law. We may use your information to maintain the safety and security of Meta, its employees, and others as required or permitted by law. You may view Meta Pay Transparency Policy, Equal Employment Opportunity is the Law notice, and Notice to Applicants for Employment and Employees by clicking on their corresponding links. Additionally, Meta participates in the E-Verify program in certain locations, as required by law.

Meta is committed to providing reasonable accommodations for qualified individuals with disabilities and disabled veterans in our job application procedures. If you need assistance or an accommodation due to a disability, you may contact us at accommodations-ext@fb.com.
Let us know you're interested.
Share your resume or LinkedIn profile with our recruiting team and create personalized job alerts.